Kellyn Rosa, nascida em abril de 1997, natural da cidade do Rio de Janeiro, bairro de Guadalupe, tem a dança como herança. Seus pais são amantes da dança de salão, grandes dançarinos dos bailes de gafieira, apreciadores e praticantes da arte até hoje. Seu irmão mais velho foi detentor de uma academia de dança muito conceituada em Manaus - estado do Amazonas. Foi na academia de seu irmão, aos quinze anos, que Kellyn iniciou seu trabalho didático como professora.

À época, residia em Manaus e dava aulas de samba no pé e gafieira. Foi também nessa curta passagem pela capital do Amazonas que Kellyn ganhou seu primeiro concurso de dança. O ano era 2013 e o prêmio foi à faixa de rainha de bateria da escola de samba local, a “Reino Unido da Liberdade”.



Aos dezesseis anos passou a fazer parte da companhia “Cia Dom” do coreógrafo Patrick Carvalho e participou de grandes trabalhos como: “Gafieira Brasil”, “Brasil Samba Congress” e “Filhos do Samba” (grupo que, ao lado outras grandes cias de dança do Brasil, se apresentou no programa dominical do apresentador Fausto Silva, o “Faustão”, na Rede Globo de Televisão).



Durante cinco anos integrou a companhia de Carlinhos de Jesus, com quem participou de espetáculos como: “Isto É Brasil” (feat Ana Botafogo), “Rock In Rio”, “Dançando a Bordo” (congresso de dança a bordo de um navio que teve como trajeto as cidades de Santos, Salvador e Ilha Bela), shows de Thiago Abravanel e etc. Foi também com Carlinhos de Jesus que fez parte das comissões de frente da “Estação Primeira de Mangueira” em 2014 e “Portela em 2019 - comissão contemplada com o prêmio “Estandarte de Ouro” do jornal “O GLOBO” na categoria.


Gravação RJ TV

Primiero ano da Kellyn como passista



Teve passagem também pela ala de passistas da “Acadêmicos do Salgueiro”, onde começou desenvolver seu trabalho didático-educacional de samba no pé. Foi com o grupo de shows salgueirense que Rosa dançou na abertura das “Olimpíadas do Rio de Janeiro” e deu inicio a sua carreira internacional. Kellyn integrou o elenco da vermelho e branco que se apresentou no festival “Grooves” na cidade de Colin – Alemanha em 2016.


Foi dançarina titular do espetáculo brasileiro “Ginga Tropical” - show que mostra a cultura popular brasileira em diferentes vertentes -, até hoje em cartaz na sala “Fernanda Montenegro” no bairro do Leblon. Foi também com a cia Ginga Tropical que em 2019 Kellyn teve sua experiência internacional mais longínqua. Rosa viveu por 3 meses na cidade Bengbu – China. Participou de diversos congressos e festivais no exterior como dançarina e professora, inclusive do conceituado “Califórnia Brazil Camp”, onde ministrou aulas ao lado de grandes nomes da cultura brasileira como, Rosangela Silvestre, Toninho Horta e Mônica Salmaso.


Em 2019, Kellyn participou do show da cantora norte-americana Bebe Rexha que, com direito a passistas e batucada de escola de samba, apresentou no palco MUNDO do “Rock in Rio” uma versão “a brasileirada” de uma de suas canções.

Atualmente, Kellyn desenvolve trabalhos arte-educacionais, ministras aulas, oficinas e workshops (online e presencial). É também parte integrante do corpo docente e artístico dos maiores congressos e festivais de dança e cultura brasileira ao redor do mundo.

TOP